Dr. Paulo Pittelli - Cirurgião do Aparelho Digestivo

Blog

Você esta lendo: Avaliação psicológica na cirurgia bariátrica

Avaliação psicológica na cirurgia bariátrica

Sabemos que a cirurgia bariátrica é um método seguro e eficaz para o tratamento da obesidade. Mas para garantir o sucesso absoluto do procedimento, o acompanhamento multidisciplinar é fundamental durante este processo. Além do médico cirurgião, nutricionista, endocrinologista e psicólogo compõem o time que irá trabalhar de forma integrada para garantir a saúde e o bem estar completo do paciente. Apesar de se tratar de uma intervenção física, as mudanças trazidas pela gastroplastia vão muito além da transformação da aparência do paciente. A jornada em direção ao novo estilo de vida é longa e muito mais complexa do que isso, motivo pelo qual eu quero chamar a atenção sobre a importância da avaliação psicológica.

Eu pedi para a psicóloga Patrícia Sonvezzo explicar pra gente os principais pontos da avaliação e do acompanhamento psicológico e coloco aqui pra vocês:

 

O papel do psicólogo

É comum que o paciente candidato à cirurgia bariátrica apresente também um histórico psicológico relacionado à obesidade: frustrações relacionadas à tentativas de emagrecimento anteriores, pressões sociais sobre o peso relacionado a padrões de beleza, ansiedade pré-cirúrgica e até mesmo o estresse posterior gerado pela mudança de hábitos. O trabalho do psicólogo é considerar e avaliar cada um dessas fatores de forma individual, ajudando a suprir e aliviar possíveis traumas.

 

A avaliação

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica procura investigar o quanto o paciente está preparado psicologicamente para a cirurgia. Esse preparo é feito através de sessões no pré operatório e também no pós operatório.

O momento da tomada de decisão para a cirurgia bariátrica é repleto de expectativas, ansiedade, medo, esperança e também pode conter pensamentos disfuncionais. Durante o processo de avaliação é feita a investigação dos aspectos emocionais e cognitivos que influenciam de maneira direta o resultado e sucesso da operação.

 

O pré-operatório

O  tratamento pré-operatório é constituído de sessões que englobam uma avaliação detalhada e mais profunda acerca do estado psicológico do paciente. Através de entrevistas, anamnese detalhada, aplicação de testes psicológicos e de personalidade, psicoeducação e orientação sobre todos os aspectos emocionais é possível compreender a forma que o paciente encara o processo de mudança.

De acordo com a psicóloga Patrícia Sonvezzo, neste primeiro contato pré-cirurgia, já é possível prevenir e monitorar transtornos psicológicos como a ansiedade, depressão e a compulsão alimentar.

 

O pós-operatório

No pós operatório, o acompanhamento psicológico se faz através de psicoterapia, que ajudará o paciente a resignificar as mudanças que ocorrerão em seu corpo e também em seu emocional, lidar com a nova autoimagem, relação com a comida, reestruturação e adaptação da nova imagem corporal.

“A nova imagem corporal representará a própria individualidade do paciente, que precisará ser reestabelecida de forma positiva e consciente”, afirma a psicóloga Patrícia Sonvezzo.

Para saber mais sobre a cirurgia da obesidade, clique aqui.

 

Patrícia Maria Silva Sonvezzo
CRP: 06/78266

Psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP) Bauru em 2004 e pós-graduada em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) em 2005. Também possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental e Coaching (Lifeforming Growth Coach). Faz parte da equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica com Dr. Paulo Pittelli.