DIARREIA e VERÃO – todo ano é sempre a mesma coisa!

A ideia deste post e falar sobre as diarreias agudas que acontecem frequentemente no verão, durante o passeio ou logo depois de chegarmos do mesmo, especialmente quando viajamos para a praia. A diarreia se caracteriza pelo aumento do número de evacuações e pela perda da consistência das fezes, que podem se tornar desde bem amolecidas,

Hérnia interna pós-cirurgia bariátrica

Hérnia Interna ou Hérnia de Petersen é uma complicação tardia da gastroplastia do tipo bypass e ocorre em até 5% dos casos. A hérnia pode ocorrer quando o paciente que foi operado perde bastante peso e acaba havendo a migração de um segmento de intestino fino, através dos espaços ou brechas que são criados artificialmente

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 1ª Parte

1ª Parte – Conceitos básicos, mas importantes!   1 – Quem pode fazer a cirurgia bariátrica? Você deve ter idade entre 16 e 65 anos. Fora desta faixa etária, é necessário haver um consenso entre os médicos que acompanham o paciente (endocrinologista, cardiologista, o cirurgião do aparelho digestivo e o pediatra, se for o caso),

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 2ª Parte

2ª Parte – Fase de avaliações e pré-operatório   29 – Por onde eu começo? Se você já está fazendo tratamento clínico para o controle da obesidade, certamente deve estar acompanhando com um endocrinologista. Geralmente é este profissional que encaminha o paciente para o cirurgião de sua confiança. Se você já fez várias tentativas de

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 3ª Parte

3ª Parte – Entendendo os tipos de cirurgia e a rotina dentro do hospital   50 – Quais são os tipos de cirurgia? As cirurgias podem ser classificadas como cirurgias restritivas, que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar, cirurgias disabsortivas, que reduzem a capacidade de absorção do intestino e

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 4ª Parte

4ª Parte – Pós-operatório e acompanhamento depois da cirurgia   80 – Quando será o meu primeiro retorno no consultório? O primeiro retorno habitualmente é por volta do sexto ou sétimo dia depois da cirurgia. Depois disso você terá retorno com dois meses, com seis meses e com um ano de pós-operatório. Depois de um

Cirurgia Metabólica

Síndrome Metabólica Para falar sobre Cirurgia Metabólica, inicialmente preciso conceituar o que chamamos de síndrome metabólica, síndrome pluri metabólica, ou ainda, de síndrome X. Trata-se do conjunto de doenças que têm em comum a resistência à insulina e que aumentam o risco da doença cardiovascular. Estamos falando de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia

Cálculos na vesícula: devo operar se não sinto nada?

Você vai até um consultório médico para um check-up ou para o acompanhamento de uma doença qualquer e quando o médico solicita uma ultrassonografia de abdome surge a surpresa: você tem cálculos na vesícula! Essa é uma situação bastante comum e é como a maior parte dos cálculos biliares são diagnosticados – em um exame

Hemorroidas: quebrando o tabu

Muita gente ainda tem vergonha de falar sobre o assunto, mas a doença é mais comum do que se pode imaginar. Descubra agora quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema: O que são hemorroidas? O termo hemorroidas refere-se à condição na qual as veias que normalmente existem no final do reto e canal

Minha ultrassonografia mostrou gordura no fígado. E agora?

Esta é uma situação muito comum nos consultórios de gastroenterologia: você faz uma ultrassonografia por qualquer motivo e tem o resultado de esteatose hepática, que também é conhecida como fígado gorduroso. Outros exames como a tomografia de abdome e a ressonância magnética do abdome superior também podem sugerir o diagnóstico de esteatose hepática. Também é

Cirurgia Bariátrica – Como Fazemos

A ideia deste post é tentar responder os questionamentos mais comuns e é baseado nas perguntas que os paciente têm feito, mesmo depois de ler as publicações que tenho no site. Pra quem ainda não as leu e tiver interesse, seguem os links: Cirurgia da Obesidade, que é um texto mais completo, com indicação cirúrgica,

Probióticos – será que tudo de bom que dizem a seu respeito é verdade?

Você já deve ter lido ou ouvido falar alguma coisa sobre os probióticos, certo? Sim, aquelas bactérias que são consideradas boas para a nossa saúde, que estão presentes em alguns alimentos e em alguns suplementos alimentares. Pois basta uma pesquisa rápida na internet para você encontrar várias páginas onde há inúmeros benefícios atribuídos ao consumo