Dr. Paulo Jaziel Pittelli é médico graduado pela Faculdade de Medicina de Catanduva – SP. Fez a Residência Médica em Cirurgia Geral e posteriormente em Cirurgia Gastroenterológica no Hospital do Servidor Público Estadual em São Paulo. Nesta instituição se especializou em Coloproctologia, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Bariátrica. Tem Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e é Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.
Foi Médico Assistente e Preceptor do Internato e Residência Médica do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Servidor Público Estadual e Coordenador do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral de Pedreira em São Paulo, onde também desenvolveu atividades assistenciais e de ensino junto à Residência Médica de Cirurgia Geral. Ficou desde o final de sua formação acadêmica em São Paulo e atuava nos principais hospitais da zona sul da capital, como o Hospital Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz, Hospital Santa Rita e Hospital Santa Catarina.
Desde 2012 reside em Bauru e hoje atua apenas no setor privado, atendendo seus pacientes no consultório particular, no CDU (Centro de Diagnóstico Unimed) e no Hospital Unimed Bauru.
1ª Parte – Conceitos básicos, mas importantes! 1 – Quem pode fazer a cirurgia bariátrica? Você deve ter idade entre 16 e 65 anos. Fora desta faixa etária, é necessário haver um consenso entre os médicos que acompanham o paciente (endocrinologista, cardiologista, o cirurgião do aparelho digestivo e o pediatra, se for o
Apêndice cecal é uma estrutura em forma de tubo, em geral tem de 6 a 12 cm de comprimento, menos de um centímetro de espessura, termina em fundo cego como um dedo de luva e fica localizado no ceco, que é a parte inicial do intestino grosso.
Colecistopatia calculosa é também conhecida por alguns outros nomes como pedras na vesícula, cálculos na vesícula, colelitíase e colecistite crônica calculosa. Para entendermos um pouco melhor esta patologia, vamos discorrer inicialmente sobre alguns conceitos.
O câncer de vesícula é uma doença rara na qual há um crescimento desordenado de células que se inicia nas células da vesícula biliar.
A vesícula biliar é um órgão em formato de pêra que se situa junto ao fígado no quadrante superior direito do abdome.
São tumores que ocorrem no canal anal e borda anal. Os tumores no canal do ânus são mais frequentes entre as mulheres. Os que surgem nas bordas do ânus são mais comuns no homem. Os tumores malignos surgem em tipos diferentes de tecidos, sendo o carcinoma epidermóide responsável por 85% dos casos.
O esôfago é um tubo musculomembranoso, longo e delgado, que comunica a garganta ao estômago. Ele permite a passagem do alimento ou líquido ingerido até o interior do sistema digestivo, através de contrações musculares.
O estômago é o órgão que vem logo após o esôfago no trajeto do alimento dentro do aparelho digestivo. Ele tem a função de armazenar por pequeno período os alimentos para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos.
O câncer do fígado é dividido em duas categorias: o primário do fígado e o secundário ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado). O termo “primário do fígado” é usado nos tumores originados no fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais freqüente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fígado), angiossarcoma (tumor do vaso sangüíneo) e, na criança, o hepatoblastoma.
O câncer colorretal abrange tumores que atingem o cólon (intestino grosso) e o reto. Tanto homens como mulheres são igualmente afetados, sendo uma doença tratável e freqüentemente curável quando localizada no intestino (sem extensão para outros órgãos).
O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, localizada na parte superior do abdome e atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas, que atuam na digestão dos alimentos, e pela insulina – hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue.
Como já há muito material disponível na internet sobre o tema, vou me restringir aqui apenas a responder às principais perguntas que os paciente fazem na consulta médica, quando se trata da cirurgia da obesidade, também chamada de cirurgia bariátrica ou ainda de gastroplastia.
Também chamado de cisto sacrococcígeo é uma doença relativamente comum em adolescentes e adultos jovens, sendo mais comumente observada dos 15 aos 30 anos de idade. É rara após os 40 anos e é mais comum no sexo masculino, que corresponde a 80% dos casos.
Também conhecida como diverticulose, é uma doença caracterizada pela presença de divertículos no intestino grosso. Para entendermos um pouco mais sobre esta patologia é necessário definir alguns conceitos: divertículos são pequenas saculações ou bolsas que podem acometer vários pontos do tubo digestivo.
Refluxo gastroesofágico significa o passagem do ácido do estômago ou da bile para cima em direção ao esôfago. Isto acontece praticamente em todas as pessoas, particularmente após as refeições, a quantidade do líquido que reflui é muito pequena (apenas gotículas) e é chamado de refluxo fisiológico, não caracterizando nenhuma doença.
Se você teve o diagnóstico de esteatose hepática significa que está com a uma quantidade maior de gordura no fígado do que o habitual. Também chamada de fígado gordo ou fígado gorduroso, é muito comum no nosso meio e acreditamos que um em cada três paciente tenha esteatose hepática, que é mais comum nas mulheres e pode acometer qualquer faixa etária, inclusive crianças.
Fissura anal é uma ferida que acontece no ânus, sua localização geralmente é posterior e tem formato linear. Ela pode ser aguda, quando é recente e tem duração de menos de oito semanas ou crônica, quando já tem mais tempo do que isso.
Abscesso anal é uma coleção de pus que se forma sob a pele da região perianal. Já a fístula anal é a situação onde há um pequeno orifício nesta região por onde sai uma secreção mal cheirosa que fica sujando as roupas íntimas.
Gastrite é uma doença que se caracteriza pelo processo inflamatório da camada interna de revestimento do estômago que é chamada de mucosa gástrica. Na gastrite, as células brancas do sangue migram para a parede do estômago como resposta a uma agressão. Gastrite não quer dizer úlcera ou câncer, é uma simples inflamação da mucosa gástrica e pode ter várias causas.
O bypass gástrico ou gastroplastia em “Y de Roux” é a técnica de gastroplastia mais praticada no Brasil. Veja o esquema abaixo e observe as anotações abaixo dele para entender o que acontece: Inicialmente fazemos o grampeamento de parte do estômago (1), reduzindo drasticamente a sua capacidade. A maior parte do estômago não é
Entenda porque esta é a técnica de gastroplastia mais realizada no mundo. Ainda realizamos no Brasil mais gastroplastias do tipo bypass do que as gastroplastias verticais, que comumente chamamos de Sleeve. No mundo todo o Sleeve já é a técnica mais realizada e esta realidade está mudando bastante por aqui também. Veja como funciona o
Helicobacter pylori é uma bactéria que vive na barreira de muco que protege internamente o estômago. Nos países em desenvolvimento sua prevalência é muito alta chegando a atingir 80% da população.
O termo hemorróidas refere-se a condição na qual as veias que normalmente existem no final do reto e canal anal se tornam dilatadas e inflamadas.
Hérnia é o nome que damos quando um órgão ou o tecido gorduroso que temos no interior do abdome se insinua através de uma fraqueza da parede abdominal. Dependendo da localização desta fraqueza classificamos as hérnias com nomes diferentes, como veremos mais adiante.
Lactose é um dissacarídeo (açúcar) presente no leite e nos derivados de leite. A Lactose é normalmente digerida no nosso intestino através de uma enzima chamada lactase e decomposta em glicose e galactose que serão absorvidos e usados pelo nosso organismo como forma de energia.
Intolerância ao Glúten é chamada de Doença Celíaca! A doença celíaca se caracteriza pela inflamação na camada interna do intestino (mucosa) desencadeada pelo contato com o glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio. Os pacientes devem ter uma predisposição genética para que isso aconteça, sendo muito comum que várias pessoas
Pancreatite é a doença causada pela inflamação do pâncreas, uma glândula do aparelho digestivo que desenvolve um importante papel no processo de digestão dos alimentos.
Pólipos são pequenas protuberâncias que se formam dentro do intestino grosso e do reto, são proliferações anormais da mucosa, que é a camada de revestimento destes órgãos. São chamados de pólipos colônicos ou pólipos retais e são muito comuns. Estima-se que mais de 30% dos paciente acima de 50 anos apresentam algum tipo de pólipo.
É muito comum alguns pacientes procurarem o consultório de um gastroenterologista após perceberem sangue no vaso ou mesmo no papel higiênico e a pergunta é sempre a mesma: doutor, eu posso estar com um câncer? Por isso resolvi escrever este texto para tentar deixar as coisas um pouco mais claras. O sangramento gastrointestinal pode
A SII é uma doença muito comum e que se caracteriza principalmente por dor, distensão abdominal e alterações no hábito intestinal como diarréia e constipação.
Úlceras são feridas na camada de proteção interna (mucosa) do estômago e do duodeno. O termo úlcera péptica refere-se a todas as úlceras que acontecem nas regiões do aparelho digestivo banhadas pelo suco gástrico. Assim, as úlceras do final do esôfago, do estômago e do duodeno são chamadas de úlceras pépticas.